Diretora: Luciana de Jesus Santos Avelar
Coordenadora: Sônia Dias Carvalho Santos
JUSTIFICATIVA:
JUSTIFICATIVA:
O projeto em destaque " O Índio", visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas alunas, sabedores da atuação como sujeitos e objetos da História.
A proposta deste é difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.
Desta forma, o papel do professor é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas e produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de possibilitar a elas diversos tipos de interações/ experiências.
OBJETIVO GERAL:
- Despertar nas crianças o interesse pela cultura indígena e conscientizá-los a respeitar e amar aos índios.
OBJETIVOS:
Levar os alunos à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver o raciocínio e atenção;
- Diferenciar a vida dos índios da vida do homem branco.
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Conhecer as cores primárias;
- Conhecer formas geométricas ( triângulo, retângulo e quadrado)
- Compreender o conceito de longe e perto.
MATERIAL DE APOIO
- Leituras
- Informativas,
- Recreativas;
- Poéticas;
- Contos;
- Cantigas;
- Pinturas;
- Colagem;
- Recortes;
- Trabalhos manuais indígenas ( cocar, lembrancinha, colar, flecha, maracá).
METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
Será confeccionado juntamente com os alunos colares de macarrão e cocar.
RECURSOS:
Sulfite, EVA, cola, tesoura, cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de som, televisão,
etc.
CULMINÂNCIA
Será feita uma exposição de todas as atividades realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento
do projeto e apresentações para as demais turmas, participação do CEMEI - Pequenos Passos, Coordenador pedagógico dos CEMEIs, e da Orquestra Querubins.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será através de registro por parte do professor (a) do desenvolvimento da aprendizagem e da participação de cada aluno frente às atividades propostas durante a realização deste projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Parâmetros Curriculares Nacionais, História, MEC, Brasília, 2001.
Parâmetros Curriculares Nacionais, Geografia, MEC, Brasília, 2001.
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