Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

Projeto: Índios – Primeiros Habitantes do Brasil



















 
Diretora: Luciana de Jesus Santos Avelar
Coordenadora: Sônia Dias Carvalho Santos

JUSTIFICATIVA:
 
       O projeto em destaque " O Índio", visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas alunas, sabedores da atuação como sujeitos e objetos da História.
 
      A  proposta deste é difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.
      Desta forma, o papel do professor é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas e produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de possibilitar a elas diversos tipos de interações/ experiências.
 
OBJETIVO GERAL:
  • Despertar nas crianças o interesse pela cultura indígena e conscientizá-los a respeitar e amar aos índios.
 
OBJETIVOS:
 
Levar os alunos à:
  • Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
  • Valorizar seus hábitos e costumes;
  • Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
  • Incentivar a criatividade;
  • Desenvolver o raciocínio e atenção;
  • Diferenciar a vida dos índios da vida do homem branco.
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Desenvolver a expressão corporal;
  • Conhecer as cores primárias;
  • Conhecer formas geométricas ( triângulo, retângulo e quadrado)
  • Compreender o conceito de longe e perto.

MATERIAL DE APOIO
  • Leituras
  • Informativas,
  • Recreativas;
  • Poéticas;
  • Contos;
  • Cantigas;
  • Pinturas;
  • Colagem;
  • Recortes;
  • Trabalhos manuais indígenas ( cocar, lembrancinha, colar, flecha, maracá).

METODOLOGIA:

 As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
Será confeccionado juntamente com os alunos colares de macarrão e cocar.

RECURSOS:

Sulfite, EVA, cola, tesoura, cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de som, televisão,
etc.

CULMINÂNCIA

          Será feita uma exposição de todas as atividades realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento
do projeto e apresentações para as demais turmas, participação do CEMEI - Pequenos Passos, Coordenador pedagógico dos CEMEIs, e da Orquestra Querubins.

AVALIAÇÃO:
         A avaliação será através de registro por parte do professor (a) do desenvolvimento da aprendizagem e da participação de cada aluno frente às atividades propostas durante a realização deste projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Parâmetros Curriculares Nacionais, História, MEC, Brasília, 2001.

Parâmetros Curriculares Nacionais, Geografia, MEC, Brasília, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário