Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Folclore: Coisas da Nossa Terra


Atividades em sala de aula com as crianças, orientadora professora Edith
 Atividades sobre o tema com as crianças e a professora Maria Costa
 Tema do projeto
 Atividades realizada com as crianças do maternal- lll, professoras Ednelma e Ana Isabel




comidas tipicas da região

Doação dos pratos típicos pelos os pais ou responsáveis das crianças


Apresentação com a música do cravo e a rosa
 Apresentação a lenda da Sereia Iara

Apresentação a lenda do Boto Rosa





Apresentação o Cravo Brigou com a Rosa


 Participação da comunidade escolar, pais, mães, tios, avós e amigos do CEMEI


Público Alvo: Educação Infantil - 04 meses a 03 anos e 11 meses
Diretora: Sônia Dias Carvalho Santos
Coordenadora: Eliane Soares de Oliveira
Período: 18 à 22/08/2014

ÁREA DE CONHECIMENTO
Identidade e Autonomia
*Linguagem Oral e Escrita
*Matemática
*Artes (Educação Artística)
*Natureza e Sociedade
*Música
*Movimento (Educação Física) 

JUSTIFICATIVA:

O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

OBJETIVOS:

·                     Repassar valores culturais.
·                     Resgatar a importância do Folclore.
·                     Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
·                     Desenvolver e estimular a coordenação viso motora.
·                     Socializar.
·                     Estimular o ritmo.
·                     Desenvolver a linguagem oral e escrita.
·                     Desenvolver a criatividade

ESTRUTURA PROGRAMÁTICA:
Em cada etapa do projeto, serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular.
Conteúdos procedimentais
·                     Artes: quebra-cabeças sobre personagens das lendas, oficina de artes: bilboquê.
·                     Textos (poesias).
·                     Músicas.
·                     Cruzadinha.
·                     Adivinhas.
·                     Atividades matemáticas.
·                     Pesquisas.
·                     Caça-palavras.
·                     Jogos e brincadeiras.
·                     Liga-pontos.
·                     Listagem de brinquedos e brincadeiras

Conceitos atitudinais
Interesse e respeito pela sua cultura.
Preservação pela tradição de seus costumes.
PROBLEMATIZAÇÃO:

Através de um diálogo com os alunos, questionaremos suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras e brinquedos, músicas, levando-os a pesquisarem com seus pais, avós, tios e outros parentes sobre o tema em questão.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:

No primeiro momento, trabalharemos Identidade e Autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto. Diante de explanações e questionamentos será feita uma listagem com os resultados obtidos:
Roda da conversa (crianças em círculo)
Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
Iniciaremos o projeto pesquisando algumas lendas:
 - Lenda do Saci- Lenda da mula sem cabeça
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
Trabalharemos com as lendas, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos, caça-palavras e cruzadinhas. Etc...

Natureza e Sociedade,
Faremos um Estudo do Meio, visitando o famoso "Casarão". Também trabalharemos zona rural (campo) e zona urbana (cidade) - o que tem em cada uma.
Ciências,
Faremos um estudo sobre as ervas como tratamento medicinal, onde será feito um painel.
Na aula de Artes confeccionaremos o bilboquê, o cachimbo do “saci-pererê e outras
Na área de Matemática trabalharemos com: quebra-cabeça, seqüência numérica (amarelinha), adição e subtração e situações, diversas atividades lúdicas e pedagógicas
Aproveitaremos a aula de Linguagem Oral para trabalharmos com parlendas
Sugestões de parlendas:



Uni duni tê
Salamê minguê
Um sorvete colorê
O escolhido foi você.
Lá em cima do PIANOhttp://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png
Tem um copo de veneno
Quem bebeu, morreu
O culpado não fui eu.

Hoje é sábado
Pé de quiabo
Amanhã é domingo
Pé de cachimbo
O cachimbo é de ouro

Bate no touro
O touro é valente
Chifra a gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo.


Um, dois, feijão com arroz
três, quatro, feijão no prato
cinco, seis, no fim do mês
sete, oito, comer biscoito
nove dez comer pastéis.



Cadê o toucinho
Que estava aqui?
O gato comeu
Cadê o gato?
Fugiu pro mato
Cadê o mato?
O fogo queimou
Cadê o fogo
A água apagou
Cadê a água?
O boi bebeu
Cadê o boi?
Foi amassar o trigo
Cadê o trigo?
Foi fazer o pão
Cadê o pão?
O padre pegou
Cadê o padre?
Foi rezar a missa
Cadê a missa?
Já se acabou.





Também aproveitaremos para trabalharmos com adivinhas, lançando desafios de perguntas:
Sugestões de adivinhas:
*O que é o que é?


Em casa está calado,

No mato está cantando

(machado)

Nasce no mato,

Na mata se cria,

Só dá uma cria.

(bananeira)

Tem asa e não voa

Bico e não belisca

Anda e não tem pé.

(bule)

Quatro na lama,

Quatro na cama,

Dois parafusos,

E um que abana.

(vaca)

Verde come folha,

Encarnado come sangue,

Doce como o mel,

Amargo como o fel.

(café)


Tem dente, mas não come,

Tem barba, mas não é homem.

(alho)

Cai da torre,

Não se lasca,

Cai na água,

Se espedaça.

(papel)

D'água nasce,

Na água cresce,

Se botar n' água,

Desaparece.

(sal)

Uma bola, bem feita.

De bom parecer,

Não há carpinteiro,

que saiba fazer.

(lua)

Do tamanho de uma bola,

Enche a casa até a porta.

(lâmpada)

Quando estamos em pé,

Ele está deitado,

Quando estamos deitados

Ele está em pé.

(pé)



No eixo Música e Linguagem Oral trabalharemos com as cantigas populares e conversaremos sobre as brincadeiras que fazem parte do Folclore.

Sugestões de Brincadeiras: EDUCAÇÃO FÍSICA

·                     Amarelinha
·                     Passa anel
·                     Balança caixão
·                     Cabra cega
·                     Personagens do folclore dentro das brincadeiras
No eixo Movimento, poderemos então trabalhar as brincadeiras propostas pelos alunos.

RECURSOS:

Materiais:

*Livros de Histórias sobre folclore;
 *Materiais para oficina de Artes: garrafas plásticas vazias (de refrigerante), papel dobradura, palitos de sorvete, cartolina, cola, tintas diversas,...
*Vídeo - Fitas VHS - Sítio do Pica-pau Amarelo.

*Ônibus para passeio. 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.
Duração: uma semana


CULMINÂNCIA: será realizada no Salão do CEMEI.
Exposição de objetos referentes ao folclore e das atividades realizadas pelas as crianças, apresentações com as crianças referentes ao tema, alimentação típicas da região Centro-Oeste, com a participação dos pais e toda a equipe do CEMEI.

Obs: pedir aos pais doação de pratos típicos da cultura do folclore.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário