Maternal II representando verão
Desfile maternal III representando o inverno
As crianças apreciando a neve
Desfile do Berçário representando o outono
Alunos do berçário representando o outono, professora Edith e Maria Costa.
Projeto: “Estações do
Ano Embeleze a Vida”
Período: 09 à 27/09/2013
Duração: Três Semanas
Clientela: 06 à 04 anos e 11 meses
Diretora: Sônia Dias Carvalho Santos
Coordenadora: Eliane Soares de Oliveira
Auxiliar de
secretaria: Eliana
Brito
Docentes: Alderina
Neres Brito,
Ana Isabel Texeira Lima,
Aurea de Paula Carmo,
Conceição Batista Dias,
Claudia Maria da Costa Souza,
Edith Santa Cruz,
Ednelma Silva dos Santos,
Maria da Costa Barbosa,
Maria Madalena M. Ventura,
Maria Sônia P. de M. Rodrigues
JUSTIFICATIVA
É preciso despertar nas crianças a
conscientização pela natureza e também o espírito de solidariedade em campanhas
emergentes em função de enchente frio, desmatamento queimadas, etc.
Este projeto foi elaborado com o
objetivo de criar na criança o senso de preservação da natureza, diferenciar as
estações do ano suas características e sua visibilidade para a vida do homem e
animais.
OBJETIVO
GERAL
Levar a criança a conhecer e
diferenciar as estações do ano despertando a importância de cada uma para nossa
vida além de embelezar a natureza.
OBJETIVOS
INSTRUCIONAIS
ü Identificar as estações do ano;
ü Desenvolver as características
das estações do ano;
ü Desenvolver a leitura do
alfabeto;
ü Diferenciar as estações do ano
e seus respectivos tipos de clima, observando as mudanças dos fenômenos.
ü Caracterizar as estações do
ano;
ü Desenvolver a coordenação
motora, a percepção auditiva e visual;
ü Identificar as cores primárias
através de pintura e gravuras;
ü Compreender as posições
alto/baixo, maior e menor;
ü Desenvolver atividades sobre as
estações do ano e letra inicial do nome das crianças;
ü Fixar os numerais, triângulos e
retângulo;
ü Promover brincadeiras variadas;
CONTEÚDOS
ü Projetos estações do ano;
ü Numerais;
ü Figuras geométricas;
ü Cores primárias;
ü Alfabeto;
ü Alto/baixo;
ü Maior/ menor;
ü Semelhanças;
ü Coordenação motora;
ü Brincadeiras dirigidas;
ü Percepção auditiva e visual;
ü Musicas;
ü Pinturas;
ü Modelagem;
METODOLOGIA
ü Conversa informal sobre o tema;
ü Receber os alunos em sala com
música, brincadeiras, novidades, histórias e oração;
ü Contar história cada dia ao
iniciar a aula;
ü Pedir para as crianças criarem seus
personagens e suas historias com os fantoches
ü Cantar e dança musiquinhas
variadas, trabalhando as expressões corporais e orais;
ü Interagir os alunos na
confecção de barracas na exposição do inverno;
ü Desenhar triângulo e círculo e
a letra inicial do nome;
ü Apreciação da característica da
estação vivenciada;
ü Atividades xerocopiadas sobre o
tema;
ü Filme enfocando o tema
abordado;
ü Confecções de cartazes;
ü Modelagem com massinha,
confeccionando triangulo e círculo e a letra inicial do nome da criança;
ü Caracterização das crianças
conforme cada estação do ano;
ü Exposição das atividades
confeccionada de acordo as estações;
ü Desfile das crianças
representando as quatro estações;
CULMINÂNCIA
Será realizado no salão do CEMEI um
desfile, onde cada sala caracterizará as crianças de uma estação do ano.
AVALIAÇÃO
Será realizada através de observação
quanto à participação a criatividade e o desempenho do aluno no decorrer das
explorações do conteúdo, podendo ser coletiva ou individual, conforme critério
de cada professor.
RECURSOS
DIDÁTICOS
Giz
de cera; roupas alusivas à estação; televisão; vídeo; filmes; cola; cartolinas;revistas,
jornais e livros; aparelho de som; tesoura; EVA; blocos lógicos; areia; fantoches;
DVDs; Chamex; Papel pardo; flores;
RECURSOS
HUMANOS
Para realização deste projeto
contamos com a participação de toda equipe do CEMEI, o apoio da Secretaria Mul.
de Educação e a participação dos alunos e dos pais e comunidade.
BIBLIOGRAFIA
MENDONÇA,
Valdirene Dias, VAZ, Carmem Lúcia Ferreira, In Dente de Leite. Uberlândia
– MG editora Gráfica Claranto LTDA. 5ª edição, Março 2005.
RAMOS,
Vânia Morais, FERREIRA, Maria José H. In Crescer Sabendo Ser, Belo Horizonte – MG, Editora FAPI – 2002, Vol.
01.
“Combate o bom, combate, completei a carreira e guardei a fé.”
II Tm. 4,07
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário