Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Projeto: Leitura: Conto de Fadas....






CEMEI -  GENOVEVA DE FREITAS FRANCO
“A base da Educação está nas primeiras experiências da vida”


Diretora: Luciana de Jesus Santos Avelar
Coordenadora: Sônia Dias Carvalho Santos
Duração: 01 à 12/04/2013



Justificativa:
“Além da diversão e socialização, é importante situar a educação infantil como um espaço que oferece situações que favorece a realização de tarefas evolutivas e educativas importantes”.
Através do Projeto Leitura se pretende que a criança continue a acreditar na fantasia sem se afastar da realidade.

Objetivo Geral
Despertar na criança a abundante imaginação e criatividade que existe nas crianças, fazendo com que eles naveguem no mundinho da sua mente e se divirta com as mais divertidas e alegres histórias.

Objetivos:
Ø  Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação dos alunos;
Ø  Promover o hábito da leitura;
Ø  Estimular a linguagem oral;
Ø  Promover a socialização;
Ø  Desenvolver o pensamento reflexivo e crítico.
Ø  Despertar o gosto literário desenvolvendo atividades motoras auditivas e expressivas da criança;
Ø  Resgatar a cultura diferenciada na criança;

Linguagem Oral
Ø  Os três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Sítio do Pica Pau Amarelo.
Ø  Ler as estórias completa dos contos de fadas, entre outros gêneros explorando as imagens;
Ø  Após a leitura, questionar os alunos, por exemplo, por que os três Porquinhos precisavam de uma moradia;
Ø  Se alguém conhece uma madrasta ( o que hoje é muito comum em nossa sociedade) e assim por diante...
Ø  Depois de ouvir as respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
Ø  Falar sobre a importância do trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.
Ø  Falar sobre a importância de não conversamos com estranhos ( Chapeuzinho Vermelho);
Ø  A relação das plantas em nossa vida.

Linguagem musical:

Os Três Porquinhos
Ø  Eu conheço os três porquinhos, nhos,
que moravam na floresta ta ta.....

BRANCA DE NEVE
Ø  Eu vou, eu vou pra casa agora eu vou;
Trala-lá, trala-lá;

CHAPEUZINHO VERMELHO
Ø  Pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar esse doces, para a vovozinha.
Ela mora longe o caminho é deserto e o lobo mau, passa aqui por perto.

Conteúdos:
Ø  Conhecendo os contos infantis: Os três porquinhos, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e outras estórias.
Ø  Assistindo aos contos infantis em DVD Uso de avental de estórias;
Ø  Estórias contadas pelas professoras,
Ø  Musicas;
Ø  Painel ilustrativo na sala
Ø  Ensaio do Conto musicado
Ø  Pintura dos personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo
Ø  Dramatização
Ø  Fantoche;
Ø  Lateralidade;
Ø  Oralidade;
Ø  Músicas;
Ø  Cores primárias;
Ø  Quantidade

Metodologia

Ø  Cumprimentar os alunos carinhosamente;
Ø  Fazer a leitura de vários livros literários infantil;
Ø  Contar historia com fantoches imitando o som dos personagens;
Ø  Promover brincadeiras variadas;
Ø  Assistir filmes de histórias infantis;
Ø  Trabalhar blocos lógicos, aperfeiçoando a coordenação motora e as cores primárias;
Ø  Desenhos livres usando a imaginação da criança conforme historia contada pela professora;
Ø  Trabalhar oralidade com dialogo entre as crianças;
Ø  Trabalhar com atividades xerocopiadas;


Culminância
Apresentações diversificadas no salão do CEMEI-Genoveva, dramatizações dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Histórias variadas.

Avaliação
Ser contínua, através da participação interesse ao ministrarem os conteúdos, observação do comportamento e participação tanto individual quanto coletivo.



Referência Bibliográfica:




Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário