CEMEI - GENOVEVA DE FREITAS FRANCO
“A base da Educação está nas primeiras
experiências da vida”
Diretora: Luciana de Jesus Santos Avelar
Coordenadora: Sônia Dias Carvalho Santos
Duração: 01 à 12/04/2013
Justificativa:
“Além da diversão e socialização, é
importante situar a educação infantil como um espaço que oferece situações que
favorece a realização de tarefas evolutivas e educativas importantes”.
Através
do Projeto Leitura se pretende que a criança continue a acreditar na fantasia
sem se afastar da realidade.
Objetivo
Geral
Despertar na criança a abundante
imaginação e criatividade que existe nas crianças, fazendo com que eles
naveguem no mundinho da sua mente e se divirta com as mais divertidas e alegres
histórias.
Objetivos:
Ø Estimular a criatividade,
sensibilidade, curiosidade e imaginação dos alunos;
Ø Promover o hábito da leitura;
Ø Estimular a linguagem oral;
Ø Promover a socialização;
Ø Desenvolver o pensamento reflexivo e
crítico.
Ø
Despertar
o gosto literário desenvolvendo atividades motoras auditivas e expressivas da
criança;
Ø
Resgatar
a cultura diferenciada na criança;
Linguagem Oral
Ø Os três Porquinhos, Chapeuzinho
Vermelho, Branca de Neve, Sítio do Pica Pau Amarelo.
Ø Ler as estórias completa dos contos de
fadas, entre outros gêneros explorando as imagens;
Ø Após a leitura, questionar os alunos,
por exemplo, por que os três Porquinhos precisavam de uma moradia;
Ø Se alguém conhece uma madrasta ( o que
hoje é muito comum em nossa sociedade) e assim por diante...
Ø Depois de ouvir as respostas comente
que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e amigos,
descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades. É
um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
Ø Falar sobre a importância do trabalho
realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser
grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.
Ø Falar sobre a importância de não
conversamos com estranhos ( Chapeuzinho Vermelho);
Ø A relação das plantas em nossa vida.
Linguagem musical:
Os Três Porquinhos
Ø Eu conheço os três porquinhos, nhos,
que
moravam na floresta ta ta.....
BRANCA DE NEVE
Ø Eu vou, eu vou pra casa agora eu vou;
Trala-lá,
trala-lá;
CHAPEUZINHO VERMELHO
Ø Pela estrada afora eu vou bem sozinha,
levar esse doces, para a vovozinha.
Ela
mora longe o caminho é deserto e o lobo mau, passa aqui por perto.
Conteúdos:
Ø Conhecendo os contos infantis: Os três
porquinhos, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e outras estórias.
Ø Assistindo aos contos infantis em DVD
Uso de avental de estórias;
Ø Estórias contadas pelas professoras,
Ø Musicas;
Ø Painel ilustrativo na sala
Ø Ensaio do Conto musicado
Ø Pintura dos personagens do Sitio do
Pica Pau Amarelo
Ø Dramatização
Ø
Fantoche;
Ø
Lateralidade;
Ø
Oralidade;
Ø
Músicas;
Ø
Cores
primárias;
Ø
Quantidade
Metodologia
Ø
Cumprimentar
os alunos carinhosamente;
Ø
Fazer
a leitura de vários livros literários infantil;
Ø
Contar
historia com fantoches imitando o som dos personagens;
Ø
Promover
brincadeiras variadas;
Ø
Assistir
filmes de histórias infantis;
Ø
Trabalhar
blocos lógicos, aperfeiçoando a coordenação motora e as cores primárias;
Ø
Desenhos
livres usando a imaginação da criança conforme historia contada pela
professora;
Ø
Trabalhar
oralidade com dialogo entre as crianças;
Ø
Trabalhar
com atividades xerocopiadas;
Culminância
Apresentações diversificadas no salão
do CEMEI-Genoveva, dramatizações dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo,
Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Histórias variadas.
Avaliação
Ser contínua, através da participação
interesse ao ministrarem os conteúdos, observação do comportamento e
participação tanto individual quanto coletivo.
Referência
Bibliográfica:
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o
amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário