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quinta-feira, 4 de julho de 2013

PROJETO: AS PROFISSÕES

























Diretora: Sônia Dias Carvalho Santos
Coordenadora: Eliane Soares de Oliveira
Duração: 20 a 30 /05/2013



TEMA: O QUE QUERO SER QUANDO CRESCER?
Público Alvo:
ü  Alunos da Educação Infantil - 04 meses a 03 anos e 11 meses

Problemática:
ü  A importância das profissões para nossa sociedade.

Introdução:
A criança desde muito cedo apresentam grande interesse pela vida do adulto, e desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta. Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões colocando no lugar dos pais ou do professor. Em razão desse interesse, está unidade do CEMEI – GENOVEVA DE FREITAS FRANCO dedica ao estudo das profissões e sua importância para nossa sociedade.
Explorar esse tema dentro do ambiente escolar é muito importante porque possibilita ampliar o conhecimento dos alunos com relação às diversas profissões e também colaboram para que toda desenvolva atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.

Justificativa:
Segundo os parâmetros curriculares da educação infantil valoriza o tema transversal a partir desde principio as crianças valoriza e respeito às diversas profissões do nosso município. O tema profissões busca propor e discute entre as crianças conhecendo as profissões dos próprios pais e dos demais colegas.
Com esse pressuposto a serem estudados as crianças passará a conhecer o perfil dos profissionais do nosso município e as diversidades de profissões e suas contribuições para nossas sociedades, favorecendo a construção da identidade pessoal e familiar construindo uma perceptiva de projeto de vida.

Objetivo Geral:
Mostrar às crianças as diversas profissões e sua importância para a sociedade, despertando a curiosidades das crianças com em relação às profissões dos seus pais e seus colegas através das profissões valorizarem e respeitar as demais profissões e também desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e a corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual da criança.

Objetivos Específicos:
ü  Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões.
ü  Desenvolver a linguagem oral e escrita.
ü  Desfazer qualquer forma de preconceito que possam existir sobre as profissões, etnias e gênero.

Conteúdo:
Profissões e sua importância para nossa sociedade.

Desenvolvimento do projeto:
A criação de murais historia das profissões, textos, jogos, ilustrações e passeio.
Trabalho coletivo de recorte e colagem sobre as profissões.
ü  Pião de rodeio, Professor, Médico e Enfermeiro, Agente, Carteiro, Motorista, Padeiro, Dentista, Bombeiro, Soldado, Costureira, Cozinheiro, Cabeleireiro, Músico, Policial.

Metodologia:
Durante o desenvolvimento do projeto foi pensado o tema profissões na Educação Infantil, como irão ser desenvolvidas atividades sobre as profissões que cada sala farão apresentações.
Para iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões descritas criarem um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.
Cada dia o professor do CEMEI apresentará uma das profissões levando para a roda gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o conhecimento prévio das crianças.
Faremos passeio para conhecer algumas profissões levando os alunos no posto de saúde, posto
 policial e na escola APAE etc. e também conhecer algumas profissões do CEMEI.


Materiais utilizados:
ü  Livros, revistas para pesquisas e internet folha de cartolina, lápis de cor, tinta guache e pincel e EVA etc.
ü  Vídeos, Data show, TV, CDs, DVD, papel A4 etc...

Culminância:
ü Será feita varias apresentações com as crianças no salão do CEMEI.

Avaliação:
ü  Participação coletiva e individual de cada aluno pelas atividades desenvolvidas no CEMEI




Referência Bibliográfica:

Martins fontes, São Paulo, 1988.
Ferreiro, Emilia e TeberosKY, Ana. Psicogênese da língua escrita.

Ed. Artmed, Porto Alegre, 1999.
Helm, J.H. Beneke.S. O poder dos Projetos: Novas estratégias e soluções para a Educação Infantil. Porto Alegre; Artmed,2005.
Brasil. Ministério da Educação e do Disposta. Secretaria de Educação Fundamental.

Referencial curricular nacional para educação Infantil /Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.  _ Brasília: MEC/SEF.  1998

Volume 1: Introdução: volume 2: Formação pessoal e social: volume 3 conhecimento de mundo.


1.Educação infantil. 2. Criança em idade pré escolar. I. Título.

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