Diretora: Sônia Dias
Carvalho Santos
Coordenadora: Eliane Soares de
Oliveira
Duração:
20 a 30 /05/2013
TEMA: O QUE
QUERO SER QUANDO CRESCER?
Público Alvo:
ü
Alunos da Educação Infantil - 04 meses
a 03 anos e 11 meses
Problemática:
ü
A importância das profissões para nossa
sociedade.
Introdução:
A criança desde muito cedo apresentam grande interesse pela
vida do adulto, e desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas
brincadeiras do faz de conta. Enquanto as crianças brincam, elaboram e
reelaboram as profissões colocando no lugar dos pais ou do professor. Em razão
desse interesse, está unidade do CEMEI – GENOVEVA DE FREITAS FRANCO dedica ao
estudo das profissões e sua importância para nossa sociedade.
Explorar esse tema dentro do ambiente escolar é muito
importante porque possibilita ampliar o conhecimento dos alunos com relação às
diversas profissões e também colaboram para que toda desenvolva atitudes de
respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.
Justificativa:
Segundo
os parâmetros curriculares da educação infantil valoriza o tema transversal a
partir desde principio as crianças valoriza e respeito às diversas profissões
do nosso município. O tema profissões busca propor e discute entre as crianças
conhecendo as profissões dos próprios pais e dos demais colegas.
Com
esse pressuposto a serem estudados as crianças passará a conhecer o perfil dos
profissionais do nosso município e as diversidades de profissões e suas
contribuições para nossas sociedades, favorecendo a construção da identidade
pessoal e familiar construindo uma perceptiva de projeto de vida.
Objetivo
Geral:
Mostrar
às crianças as diversas profissões e sua importância para a sociedade,
despertando a curiosidades das crianças com em relação às profissões dos seus
pais e seus colegas através das profissões valorizarem e respeitar as demais
profissões e também desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e a
corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual da criança.
Objetivos
Específicos:
ü
Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões.
ü
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
ü
Desfazer qualquer forma de preconceito que possam existir sobre as
profissões, etnias e gênero.
Conteúdo:
Profissões
e sua importância para nossa sociedade.
Desenvolvimento do projeto:
A criação de murais
historia das profissões, textos, jogos, ilustrações e passeio.
Trabalho coletivo
de recorte e colagem sobre as profissões.
ü
Pião de rodeio, Professor, Médico e Enfermeiro, Agente,
Carteiro, Motorista, Padeiro, Dentista, Bombeiro, Soldado, Costureira, Cozinheiro, Cabeleireiro, Músico, Policial.
Metodologia:
Durante
o desenvolvimento do projeto foi pensado o tema profissões na Educação
Infantil, como irão ser desenvolvidas atividades sobre as profissões que cada
sala farão apresentações.
Para
iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas
para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões
descritas criarem um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das
profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.
Cada
dia o professor do CEMEI apresentará uma das profissões levando para a roda
gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o
conhecimento prévio das crianças.
Faremos
passeio para conhecer algumas profissões levando os alunos no posto de saúde,
posto
policial e na escola APAE etc. e também
conhecer algumas profissões do CEMEI.
Materiais
utilizados:
ü
Livros, revistas para pesquisas e internet folha de cartolina,
lápis de cor, tinta guache e pincel e EVA etc.
ü
Vídeos, Data show, TV, CDs, DVD, papel A4 etc...
Culminância:
ü Será feita varias apresentações com as crianças no salão do
CEMEI.
Avaliação:
ü
Participação coletiva e individual de cada aluno pelas atividades
desenvolvidas no CEMEI
Referência
Bibliográfica:
Martins fontes, São
Paulo, 1988.
Ferreiro, Emilia e TeberosKY,
Ana. Psicogênese da língua escrita.
Ed. Artmed, Porto
Alegre, 1999.
Helm, J.H. Beneke.S.
O poder dos Projetos: Novas estratégias e soluções para a Educação Infantil.
Porto Alegre; Artmed,2005.
Brasil. Ministério
da Educação e do Disposta. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial
curricular nacional para educação Infantil /Ministério de Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental. _ Brasília:
MEC/SEF. 1998
Volume 1:
Introdução: volume 2: Formação pessoal e social: volume 3 conhecimento de
mundo.
1.Educação infantil.
2. Criança em idade pré escolar. I. Título.
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