Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Projeto: “Cantando a Gente Brinca - Brincando a Gente Aprende”.







Diretora: Luciana de Jesus Santos Avelar
Coordenadora: Sônia Dias Carvalho Santos
Período: 22 a 30/04 /2013
Duração: 01 semana
Clientela: 06 meses a 04 anos e 11 meses



INTRODUÇÃO:
A música não pinta o amor ou a aspiração de um dado individuo em dadas circunstâncias, ela pinta a própria paixão, o próprio amor, a própria aspiração. A música supera as particularidades que certamente distinguem, mas também estreitam. Transcendendo as variações acidentais, acessórias, ela nos faz viver uma generalidade, porém concreta, imediata; o que a generalidade do conceito ou da palavra não chega a realizar.
Através da música o ser humano consegue uma forma de expressar-se sentimentalmente, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as alegrias, as tristezas e as emoções mais profundas, emergindo emoções e sentimentos que as palavras são muitas vezes incapazes de evocar. Além disso impulsiona a expressão corporal e faz com que o corpo vibre com a excitação que o abala.

JUSTIFICATIVA:
Desde cedo, a criança demonstra interesse por ritmos e sons musicais. Parece mesmo que a receptividade à música é um fenômeno corporal e que a relação da criança com a música começa quando ela entra em contato com o universo sonoro que a cerca, a partir de seu nascimento.
Com o passar do tempo, a criança experimenta sons que pode produzir com a boca e é capaz de perceber e reproduzir sons repetitivos, acompanhando-os com movimentos corporais. Essa movimentação desempenha papel importante em todos os meios de comunicação e expressão que se utilizam do ritmo, tais como a música, a linguagem verbal e a dança.
Som, ritmo e melodia são elementos básicos, essenciais da música e que podem, na plenitude da expressão musical, despertar e reforçar a sensibilidade da criança, provocar nela reações de cordialidade e entusiasmo, prender sua atenção e estimular sua vontade.
 Nosso trabalho será permeado pelo fazer musical, envolvendo as crianças em atividades musicais, que melhoram sua acuidade auditiva, aprimoram e ampliam a coordenação viso-motora, suas capacidades de compreensão, interpretação e raciocínio, descobrem sua relação com o meio em que vivem, desenvolvem a expressão corporal e a linguagem oral. Quanto mais elas têm oportunidade de comparar as ações executadas e as sensações obtidas através da música, mais a sua inteligência, o seu conhecimento, vão se desenvolvendo.

OBJETIVO GERAL:
Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Estimular a linguagem oral para conversar, cantar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades...
  • Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal;
  • Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música
  • Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança;
  •  Ganhar uma bandinha para nossas crianças;
  • Organizar um coral com as crianças
  • Criar o “Dia da música e da historia no CEMEI”
  • Motivar e integrar as crianças através da música;
  • Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais
  • Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo
  •  Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
  • Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas
  • Incentivar a partir da música, a produção textual.
  •  Aumentar o interesse pela aprendizagem;
  •  Facilitar a assimilação;
  • Descontrair;
  • Desenvolver ritmos;
  •  Tornar a aprendizagem significativa;
  • Melhorar a interação e a confiança em si mesmo;
  •  Ampliar as experiências sensoriais, afetivas e intelectuais.

DESENVOLVIMENTO
Interdisciplinar o assunto em diversas áreas uma vez que a musicalização é feita através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial. O lúdico funcionará como elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a imitação, a percepção e a criação são os principais elementos deste processo. E atraves deste trabalho organizaremos um dia da semana especifico para culminar as atividades propostas da semana, bem como organizaremos um pequeno coral.

1 – LÍNGUA PORTUGUESA (Linguagem Oral e Escrita):

Ouvir e cantar várias músicas;
Conhecer e memorizar um repertório de músicas por meio da leitura feita pelo professor;
Cartazes com letras de músicas;
Brincadeiras com cantigas de roda;
Musicalizar histórias com instrumentos musicais;
Coletânea das músicas trabalhadas;
Montar um livrinho usando os instrumentos musicais e as músicas preferidas da turma para o Portfólio;
Música preferida do aluno;
Pesquisa da música e estilos musicais da família;
Linguagem oral e escrita;
Alfabeto;
Cartaz com a música da turma;
Caixa surpresa;
Rimas, adivinhas;
Trabalhar crachás com o nome e a foto dos alunos;
Montar cenas da história A Banda dos Filhotes em dados grandes, explorando os instrumentos musicais que aparecem na mesma;
Convidar pessoas/instrumentalistas da comunidade para tocar na escola;
Produção de texto (coletiva);
Criar músicas.

2 - MATEMÁTICA:
Contagem e recitação através de músicas (galinha do vizinho, coelhinho, os indiozinhos);
Seriação e classificação (instrumentos musicais de brinquedo e confeccionados) além de outros materiais da caixa;
Gráfico das músicas preferidas (coletivo: cartaz e individual para o portfólio);
Hora da novidade: (explorar os instrumentos musicais: forma, tamanho, cores, quantidade,etc);
Trabalhar os conceitos básicos usando também os instrumentos musicais;
Brincadeiras diversas que envolvam valores;
Espaço e forma através de jogos e brincadeiras;
Calendário: explorar datas importantes como: aniversário, dia que entrou na escola,datas comemorativas,festa junina,abertura do projeto,etc;
Trabalhar cores explorando o ambiente e os materiais existentes na escola;

3 – NATUREZA E SOCIEDADE:
Trabalhar valores através: Solidariedade, Respeito, Amor... paz...partilha...

5 - ARTES:
Desenhos, pinturas; Dobraduras; Colagens; Desenho livre; Modelagens com massinha (instrumentos musicais); Recortes; Confecção de mural; Criação musical; Confecção de instrumentos musicais com reciclagens;

6 - MOVIMENTO:
Dança; Sensações musicais (o que sente ao ouvir a música); Usar os instrumentos livremente; Trabalhar os sons do corpo; Pequenos jogos; Brincadeiras:
OBS.: Em todas as brincadeiras podem ser usados instrumentos musicais.
-chicotinho queimado
-Bandinha, A serpente, Dança das cadeiras, A casa do Zé, Vivo ou morto musical, Ponte musical, Pula pula musical

7-APRECIAÇÃO MUSICAL:
Classificação dos sons (grave, agudo, médio), usando um instrumento musical convencional ou alternativo (criação);
Trabalhar o silêncio;
Ritmo: lento e rápido;
Estilos musicais (samba, forró, axé, gospel, fank, sertanejo etc);

8-CULMINÂNCIA:
Este projeto será apresentado no dia 26 de abril de 2013, mas se estenderá durante todo ano de 2013, sendo que a cada semana um grupo de professores ficará responsável para executar as atividades.

9- Cronograma da semana de abertura.
22-04 – Instrumentos musicais e seus sons  (Luciana, Ednelma e Deja)
23-04 – Imitações e musicais que trabalhe expressões corporais como: martelo, Pra ser feliz, atirei o pau no gato etc. ( Isabel, Carla e Alderina )
24-04- Hino Nacional e cantigas variadas ( Edith, Sonia Dias e Sonia Medeiros)
25-04- Karaokê com palquinho, microfone enfeitado prêmios etc (Eliane, Claudia, Madalena e Marivania)
26-04- Culminância dos projetos do mês: historias índio e musica com a participação de todos os funcionários e convidados.

10 - PRODUTO FINAL:
Faremos um grande momento no mês de dezembro /2013 com:
Exposição dos cadernos e portfólio com as músicas e atividades trabalhadas.
Um cartaz com ilustrações das músicas preferidas da turma e gráfico.
Gravação de um CD com as músicas preferidas da turma.
Confecção de um livrinho das músicas preferidas da turma.
Gravação de um DVD com as músicas apresentadas no dia da abertura do projeto e das músicas trabalhadas durante o ano.

Avaliação:
.No decorrer de todo processo será avaliado o desempenho e desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas, através da observação e registro realizados pelas professoras.
PLANO DE AÇÃO
O QUÊ
QUEM
QUANDO
- Reunir a equipe para organização do projeto.

- Selecionar repertório a ser apresentado e executar o sorteio dos responsáveis. (anexo)

- Organizar o coral do CEMEI e iniciar os ensaios.

- Organizar decoração e confeccionar os convites.

- Realizar parceria.
- Diretora e coordenadora

.
- Professores, direção e coordenação.


- Professoras Edinelma , Sonia Dias e Luciana.




- Segunda do mês de Abril de 2013.


- Segunda quinzena do mês de Abril de 2013.







DESENVOLVIMENTO

Segundo os métodos e metodologia baseada na Educação Musical, o repertório as ser utilizado é bem variado e a seleção se da de acordo com o objetivo em que a atividade é direcionada, desta forma são utilizadas músicas de cantigas de roda, cantigas folclóricas, canções de ninar, rimas, parlendas, além de músicas instrumentais e eruditas, instrumentos de percussão como: pandeirinhos, chocalhos, guizos, colheres, entre outros instrumentos, e também sons do próprio corpo: palmas, pés, pernas, etc.
As aulas são diferenciadas de acordo com a idade das crianças.
O tempo de duração da aula é de aproximadamente de 30 minutos, uma vez por semana.
A cada data comemorativa do calendário nacional reúnem-se as turmas da Unidade Escolar para as respectivas apresentações à comunidade, possibilitando, assim a oportunidade da família conhecer e/ou acompanhar o desenvolvimento de seus filhos.
No decorrer do projeto há intenção de possibilitar as crianças da Unidade Escolar e seus familiares o contato com músicos e /ou pessoas da comunidade que toquem alguns instrumentos.



Referência Bibliográfica:

Site: Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário