Diretora: Luciana de Jesus Santos Avelar
Coordenadora: Sônia Dias Carvalho Santos
Período: 22 a 30/04 /2013
Duração: 01
semana
Clientela: 06
meses a 04 anos e 11 meses
INTRODUÇÃO:
A música não pinta o amor ou a aspiração de um dado
individuo em dadas circunstâncias, ela pinta a própria paixão, o próprio amor,
a própria aspiração. A música supera as particularidades que certamente
distinguem, mas também estreitam. Transcendendo as variações acidentais,
acessórias, ela nos faz viver uma generalidade, porém concreta, imediata; o que
a generalidade do conceito ou da palavra não chega a realizar.
Através da música o ser humano consegue uma forma de
expressar-se sentimentalmente, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as
alegrias, as tristezas e as emoções mais profundas, emergindo emoções e
sentimentos que as palavras são muitas vezes incapazes de evocar. Além disso
impulsiona a expressão corporal e faz com que o corpo vibre com a excitação que
o abala.
JUSTIFICATIVA:
Desde
cedo, a criança demonstra interesse por ritmos e sons musicais. Parece mesmo
que a receptividade à música é um fenômeno corporal e que a relação da
criança com a música começa quando ela entra em contato com
o universo sonoro que a cerca, a partir de seu nascimento.
Com o passar do tempo, a criança
experimenta sons que pode produzir com a boca e é capaz de perceber e
reproduzir sons repetitivos, acompanhando-os com movimentos
corporais. Essa movimentação desempenha papel importante em todos os meios de comunicação
e expressão que se utilizam do ritmo, tais como a música, a
linguagem verbal e a dança.
Som,
ritmo e melodia são elementos básicos, essenciais da música e que podem,
na plenitude da expressão musical, despertar e reforçar a sensibilidade da
criança, provocar nela reações de cordialidade e entusiasmo, prender sua
atenção e estimular sua vontade.
Nosso trabalho será permeado pelo fazer
musical, envolvendo as crianças em atividades musicais, que melhoram sua
acuidade auditiva, aprimoram e ampliam a coordenação viso-motora, suas
capacidades de compreensão, interpretação e raciocínio, descobrem sua
relação com o meio em que vivem, desenvolvem a expressão corporal e a
linguagem oral. Quanto mais elas têm oportunidade de comparar as ações
executadas e as sensações obtidas através da música, mais a sua
inteligência, o seu conhecimento, vão se desenvolvendo.
OBJETIVO GERAL:
Promover a partir da música, a integração das
crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e
pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular
a linguagem oral para conversar, cantar, brincar, comunicar-se e expressar
desejos, opiniões, necessidades...
- Ampliar
as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal;
- Desenvolver
a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música
- Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança;
- Ganhar uma bandinha para nossas crianças;
- Organizar um coral com as crianças
- Criar o “Dia da música e da historia no CEMEI”
- Motivar e integrar as crianças através da música;
- Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais
- Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo
- Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
- Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas
- Incentivar a partir da música, a produção textual.
- Aumentar o interesse pela aprendizagem;
- Facilitar a assimilação;
- Descontrair;
- Desenvolver ritmos;
- Tornar a aprendizagem significativa;
- Melhorar a interação e a confiança em si mesmo;
- Ampliar as experiências sensoriais, afetivas e intelectuais.
DESENVOLVIMENTO
Interdisciplinar
o assunto em diversas áreas uma vez que a musicalização é
feita através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento
da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial. O lúdico funcionará como elemento motivador e de
estímulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a imitação, a percepção e a criação
são os principais elementos deste processo. E atraves deste trabalho
organizaremos um dia da semana especifico para culminar as atividades propostas
da semana, bem como organizaremos um pequeno coral.
1 – LÍNGUA PORTUGUESA (Linguagem Oral e Escrita):
Ouvir
e cantar várias músicas;
Conhecer
e memorizar um repertório de músicas por meio da leitura feita pelo professor;
Cartazes
com letras de músicas;
Brincadeiras
com cantigas de roda;
Musicalizar
histórias com instrumentos musicais;
Coletânea
das músicas trabalhadas;
Montar
um livrinho usando os instrumentos musicais e as músicas preferidas da turma
para o Portfólio;
Música
preferida do aluno;
Pesquisa
da música e estilos musicais da família;
Linguagem
oral e escrita;
Alfabeto;
Cartaz
com a música da turma;
Caixa
surpresa;
Rimas,
adivinhas;
Trabalhar
crachás com o nome e a foto dos alunos;
Montar
cenas da história A Banda dos Filhotes em dados grandes, explorando os
instrumentos musicais que aparecem na mesma;
Convidar
pessoas/instrumentalistas da comunidade para tocar na escola;
Produção
de texto (coletiva);
Criar
músicas.
2 - MATEMÁTICA:
Contagem e recitação através de músicas (galinha do
vizinho, coelhinho, os indiozinhos);
Seriação e classificação (instrumentos musicais de
brinquedo e confeccionados) além de outros materiais da caixa;
Gráfico das músicas preferidas (coletivo: cartaz e
individual para o portfólio);
Hora da novidade: (explorar os instrumentos
musicais: forma, tamanho, cores, quantidade,etc);
Trabalhar os conceitos básicos usando também os
instrumentos musicais;
Brincadeiras diversas que envolvam valores;
Espaço e forma através de jogos e brincadeiras;
Calendário: explorar datas importantes como:
aniversário, dia que entrou na escola,datas comemorativas,festa junina,abertura
do projeto,etc;
Trabalhar cores explorando o ambiente e os materiais
existentes na escola;
3 –
NATUREZA E SOCIEDADE:
Trabalhar valores através: Solidariedade, Respeito,
Amor... paz...partilha...
5 - ARTES:
Desenhos, pinturas; Dobraduras; Colagens; Desenho
livre; Modelagens com massinha (instrumentos musicais); Recortes; Confecção de
mural; Criação musical; Confecção de instrumentos musicais com reciclagens;
6 - MOVIMENTO:
Dança; Sensações musicais (o que sente ao ouvir a
música); Usar os instrumentos livremente; Trabalhar os sons do corpo; Pequenos
jogos; Brincadeiras:
OBS.: Em
todas as brincadeiras podem ser usados instrumentos musicais.
-chicotinho queimado
-Bandinha, A serpente, Dança das cadeiras, A casa
do Zé, Vivo ou morto musical, Ponte musical, Pula pula musical
7-APRECIAÇÃO
MUSICAL:
Classificação dos sons (grave, agudo, médio),
usando um instrumento musical convencional ou alternativo (criação);
Trabalhar o silêncio;
Ritmo: lento e rápido;
Estilos musicais (samba, forró, axé, gospel, fank, sertanejo
etc);
8-CULMINÂNCIA:
Este projeto será apresentado no dia 26 de abril de
2013, mas se estenderá durante todo ano de 2013, sendo que a cada semana um
grupo de professores ficará responsável para executar as atividades.
9- Cronograma da semana de abertura.
22-04 – Instrumentos musicais e seus sons (Luciana, Ednelma e Deja)
23-04 – Imitações e musicais que trabalhe
expressões corporais como: martelo, Pra ser feliz, atirei o pau no gato etc. (
Isabel, Carla e Alderina )
24-04- Hino Nacional e cantigas variadas ( Edith,
Sonia Dias e Sonia Medeiros)
25-04- Karaokê com palquinho, microfone enfeitado prêmios
etc (Eliane, Claudia, Madalena e Marivania)
26-04- Culminância dos projetos do mês: historias
índio e musica com a participação de todos os funcionários e convidados.
10
- PRODUTO FINAL:
Faremos um grande momento no mês de dezembro /2013 com:
Exposição
dos cadernos e portfólio com as músicas e atividades trabalhadas.
Um
cartaz com ilustrações das músicas preferidas da turma e gráfico.
Gravação
de um CD com as músicas preferidas da turma.
Confecção
de um livrinho das músicas preferidas da turma.
Gravação
de um DVD com as músicas apresentadas no dia da abertura do projeto e das
músicas trabalhadas durante o ano.
Avaliação:
.No decorrer de todo processo será avaliado o
desempenho e desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas, através
da observação e registro realizados pelas professoras.
PLANO
DE AÇÃO
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O QUÊ
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QUEM
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QUANDO
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-
Reunir a equipe para organização do projeto.
-
Selecionar repertório a ser apresentado e executar o sorteio dos
responsáveis. (anexo)
-
Organizar o coral do CEMEI e iniciar os ensaios.
-
Organizar decoração e confeccionar os convites.
-
Realizar parceria.
|
-
Diretora e coordenadora
.
-
Professores, direção e coordenação.
-
Professoras Edinelma , Sonia Dias e Luciana.
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-
Segunda do mês de Abril de 2013.
-
Segunda quinzena do mês de Abril de 2013.
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DESENVOLVIMENTO
Segundo os métodos e metodologia baseada na Educação Musical, o
repertório as ser utilizado é bem variado e a seleção se da de acordo com o
objetivo em que a atividade é direcionada, desta forma são utilizadas músicas
de cantigas de roda, cantigas folclóricas, canções de ninar, rimas, parlendas,
além de músicas instrumentais e eruditas, instrumentos de percussão como:
pandeirinhos, chocalhos, guizos, colheres, entre outros instrumentos, e também
sons do próprio corpo: palmas, pés, pernas, etc.
As aulas são diferenciadas de acordo com a idade das crianças.
O tempo de duração da aula é de aproximadamente de 30 minutos, uma vez
por semana.
A cada data comemorativa do calendário nacional reúnem-se as turmas da
Unidade Escolar para as respectivas apresentações à comunidade, possibilitando,
assim a oportunidade da família conhecer e/ou acompanhar o desenvolvimento de
seus filhos.
No decorrer do projeto há intenção de possibilitar as crianças da
Unidade Escolar e seus familiares o contato com músicos e /ou pessoas da
comunidade que toquem alguns instrumentos.
Referência Bibliográfica:
Site: Google
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