Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

CIRCO E MAGIA





















JUSTIFICATIVA:

      Este trabalho tem por finalidade levar os alunos a compreenderem as principais características sobre o Circo e sua influência na vida de todos nós Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos educandos em relação ao tema em destaque. É importante que as crianças conheçam o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem.
Portanto, o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.
 
 

OBJETIVO GERAL:

     Possibilitar através do lúdico o conhecimento dos educandos das diversas faixas etárias acima sobre a vida circense, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica da instituição.


OBJETIVO ESPECÍFICOS:

Valorização da arte circense.
Aquisição de conhecimentos sobre a história do circo.
Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo.
Identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo.
Identificar as ações de um integrante de um circo.
Conhecer como vive a família circense.
Conhecer os principais animais existente no circo (domésticos, selvagens, aquáticos).
 
Procedimentos Didáticos:

Linguagem oral:
Conversa informal sobre circo.
Narrar histórias sobre o circo;
Verbalizar hipóteses estabelecendo relações mentais com os contos relacionados com o tema em destaque.
Assistir DVD sobre o circo (Patati Patata).

Linguagem Sonora/ Musical:
Levar os alunos à:
Desenvolver a expressão corporal através de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque;
Desenvolver a sociabilização em sala de aula
Desenvolver a audição e a percepção através da música.

Linguagem Plástica:
Levar os alunos à:
Realizar colagem e pinturas relacionadas com o tema em destaque.

Culminância:
Vestir-se de palhaço para as crianças.
Vestir e pintar as crianças de palhaço.

Avaliação:
A avaliação será feita através de registros (escrito e fotográfico) por parte da professora frente às atividades
tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos
alunos durante as atividades propostas em sala de aula.
 

 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário