Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Adaptação ao Ambiente/ Histórias e Cantigas

 
Maternal -III apresenta a brincadeira da cadeira
 

 
Brincadeiras das cadeiras com as crianças do Maternal-III
 
Professora Edith contando historinhas para as crianças do Maternal-II
 Historinhas através de fantoche
 


Maternal-I apresenta a historinha do chapeuzinho vermelho

 
Historinha do chapeuzinho vermelho - concretizado pelo maternal-I 

Adivinha de vários materiais/Maternal -III-A

Brincadeiras do Cabo de aço Maternal-III A e B

Brincadeiras cabo de aço
Maternal-III Brincando de passar a bola, quem deixa cair sai, vence o último que ficar com a bola
 
 
 

Projeto: “Adaptação ao ambiente/ Histórias e Cantigas”

Período: Janeiro de 2013

Duração: 14/01 a 04/02

 

Justificativa

A criança precisa se adaptar à creche, onde permanecerá durante todo o dia, uma vez, que é preciso relacionar-se bem com o ambiente e com as pessoas que trabalham facilitando assim sua convivência e socializando.

 

Objetivo Geral

  • Propiciar as crianças o conhecimento do meio escolar, suas repartições, funcionamento, profissionais que trabalham na mesma, desenvolvendo atividades que estimulem e dêem condições para que os alunos desenvolvam suas atividades.

Objetivos Específicos



  • Socializar com o corpo docente e discente; 
  • Conhecer as repartições da escola e suas funções; 
  • Valorizar o CEMEI; 
  • Conscientizar as crianças sobre a importância de estudar nos dias atuais; 
  • Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual; 
  • Trabalhar a importância das palavras mágicas: por favor, obrigado, desculpe e com licença.

Conteúdo
 

  • Minha escola; 
  • Semelhança, igual e diferente;
  • Esquema corporal; 
  • Percepção (auditiva e visual); 
  • Coordenação motora e tátil; 
  • Palavrinhas mágicas: por favor; com licença; obrigado, desculpe.  
  • Modelagem; 
  • Brincadeiras dirigidas.

Metodologia
 

  • Acolhida com abraços e boas vindas; 
  • Oração. 
  • Música. 
  • Troca de roupas e hora da novidade. 
  • Visitaremos as dependências do CEMEI, apresentando as dependências do CEMEI  apresentando os profissionais e suas funções, os colegas das outras salas.  
  • Falaremos a importância de estudar nos dias atuais. 
  • Faremos um passeio ao redor do CEMEI, identificando a localização e os órgãos públicos, residenciais próximos, a cor e principalmente o nome da mesma. 
  • Através de objetos, existentes em nossa sala, exemplo: números, alfabeto, cores, alunos, professora, trabalharemos semelhança, igual e diferente. 
  • Com músicas, danças e brincadeiras trabalharemos esquema corporal, percepção e coordenação motora.
  • Conversa informal sobre as palavras mágicas. 
  • Contaremos histórias. 
  • Assistiremos vídeo. 
  • Modelagem com massinha.

Recursos Humanos

                Envolveremos toda equipe do CEMEI, vizinhos, pais, as crianças, bem como as dependências da mesma.

Recursos Didáticos



Aparelho de som, Corda, Cartolina, Bola, Massinha, Papel crepom, Tinta guache, TV e DVD, Figuras, Brinquedos, Livros e revistas, Lápis de cor etc.

Culminância

O termino do projeto no salão do CEMEI com todos os alunos e funcionários com  brincadeiras, muita animação, onde os mesmos estarão fantasiados de acordo com as historinhas.



Avaliação

Será avaliado o desempenho das crianças, quanto à participação nas atividades propostas; diante do projeto apresentado, se os objetivos foram alcançados, se os alunos assimilaram o conteúdo e a proposta do mesmo.



Referencias Bibliográficas

PINTO, Gerusa Rodrigues. O dia-a-dia do professor. Editora FAPI-Indústria Gráfica LTDA.VOL. 05.

RAMOS, Maria Morais. Crescer sabendo ser. Editora FAPI, LTDA. Abril 2002, 1ª Ed.vol. 1.

RADISPEL, Maria. Alfabetização sem segredo. Coleção Pirulito maternal, 1ª Edição, 2002.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário