Maternal -III apresenta a brincadeira da cadeira
Brincadeiras das cadeiras com as crianças do Maternal-III
Professora Edith contando historinhas para as crianças do Maternal-II
Historinhas através de fantoche
Maternal-I apresenta a historinha do chapeuzinho vermelho
Historinha do chapeuzinho vermelho - concretizado pelo maternal-I
Adivinha de vários materiais/Maternal -III-A
Brincadeiras do Cabo de aço Maternal-III A e B
Brincadeiras cabo de aço
Maternal-III Brincando de passar a bola, quem deixa cair sai, vence o último que ficar com a bola
Projeto:
“Adaptação ao ambiente/ Histórias e Cantigas”
Período:
Janeiro de 2013
Duração:
14/01 a 04/02
Justificativa
A criança precisa se adaptar à creche, onde
permanecerá durante todo o dia, uma vez, que é preciso relacionar-se bem com o
ambiente e com as pessoas que trabalham facilitando assim sua convivência e
socializando.
Objetivo Geral
- Propiciar as crianças o conhecimento do meio escolar, suas repartições, funcionamento, profissionais que trabalham na mesma, desenvolvendo atividades que estimulem e dêem condições para que os alunos desenvolvam suas atividades.
Objetivos Específicos
- Socializar com o corpo docente e discente;
- Conhecer as repartições da escola e suas funções;
- Valorizar o CEMEI;
- Conscientizar as crianças sobre a importância de estudar nos dias atuais;
- Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual;
- Trabalhar a importância das palavras mágicas: por favor, obrigado, desculpe e com licença.
Conteúdo
- Minha escola;
- Semelhança, igual e diferente;
- Esquema corporal;
- Percepção (auditiva e visual);
- Coordenação motora e tátil;
- Palavrinhas mágicas: por favor; com licença; obrigado, desculpe.
- Modelagem;
- Brincadeiras dirigidas.
Metodologia
- Acolhida com abraços e boas vindas;
- Oração.
- Música.
- Troca de roupas e hora da novidade.
- Visitaremos as dependências do CEMEI, apresentando as dependências do CEMEI apresentando os profissionais e suas funções, os colegas das outras salas.
- Falaremos a importância de estudar nos dias atuais.
- Faremos um passeio ao redor do CEMEI, identificando a localização e os órgãos públicos, residenciais próximos, a cor e principalmente o nome da mesma.
- Através de objetos, existentes em nossa sala, exemplo: números, alfabeto, cores, alunos, professora, trabalharemos semelhança, igual e diferente.
- Com músicas, danças e brincadeiras trabalharemos esquema corporal, percepção e coordenação motora.
- Conversa informal sobre as palavras mágicas.
- Contaremos histórias.
- Assistiremos vídeo.
- Modelagem com massinha.
Recursos Humanos
Envolveremos
toda equipe do CEMEI, vizinhos, pais, as crianças, bem como as dependências da
mesma.
Recursos Didáticos
Aparelho
de som, Corda, Cartolina, Bola, Massinha, Papel crepom, Tinta guache, TV e DVD,
Figuras, Brinquedos, Livros e revistas, Lápis de cor etc.
Culminância
O termino do projeto no salão do CEMEI com todos os
alunos e funcionários com brincadeiras, muita animação,
onde os mesmos estarão fantasiados de acordo com as historinhas.
Avaliação
Será avaliado o desempenho das crianças, quanto à
participação nas atividades propostas; diante do projeto apresentado, se os
objetivos foram alcançados, se os alunos assimilaram o conteúdo e a proposta do
mesmo.
Referencias Bibliográficas
PINTO,
Gerusa Rodrigues. O dia-a-dia do
professor. Editora FAPI-Indústria Gráfica LTDA.VOL. 05.
RAMOS,
Maria Morais. Crescer sabendo ser.
Editora FAPI, LTDA. Abril 2002, 1ª Ed.vol. 1.
RADISPEL,
Maria. Alfabetização sem segredo.
Coleção Pirulito maternal, 1ª Edição, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário