Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Projeto:“São Miguel em Desenvolvimento”


 

Visita na praça Ovideo Martins, professora Mª Sônia explicando o significado da estátua
Conhecendo o Lago da praça central
 

Cantando parabéns em comemoração ao dia de São Miguel do Araguaia-GO

Apresentação do Maternal-I, Professoras, Dejanília e Madalena/Desfile representando alguns personagens do municipio

Passeio no Parquinho Municipal de São Miguel do Araguaia





Apresentação do Maternal -lll, Professoras: Eliane e Walquiria falando sobre as praias do Rio Araguaia e tipos de danças.
 Professoras: Alderina e Ana Isabel - Maternal-ll, apresentando o Corrego do Ouro, que abastece a nossa cidade.
Apresentação das Instituiçoes Públicas de São Miguel do Araguaia, realizado pela Diretora Luciana e professora Sônia Dias
 Apresentação da Cidade de São Miguel do Araguaia,
 Participação dos alunos do PETI- Apresentando a Capoeira.

 Maternal-l - Convida os alunos do PETI- para apresentar a capoeira.

 
 
  

Justificativa

Através deste projeto queremos levar o aluno a conhecer a história do nosso município identificando sua origem, nossa comunidade, suas características o modo de vida da população, os recursos para nossa sobrevivência, bem como sua evolução.

Este projeto tem como objetivo apresentar a história de nosso município de uma maneira lúdica para que nossas crianças conheçam melhor nossa cidade, uma vez que sabemos a importância do processo histórico para a vida das crianças, criando sentimentos de amor e respeito pela nossa cidade e conscientizar a cuidar pelo bem estar de nossa querida São Miguel do Araguaia.

 

Objetivo Geral

            Conhecer e identificar a história do município e da cidade de São Miguel do Araguaia, e suas características, como vive a população e quais seus recursos para sobrivivencia de sua população, identificando seu crescimento e a importância das repartições pública e suas utilidades para o bem estar de nossa sociedade.

 

Objetivos Instrucionais

v    Despertar a capacidade de diferenciar os vários segmentos de nossa comunidade;

v    Identificar o nome de nossa cidade;

v    Conhecer o nome do prefeito de nossa cidade;

v    Reconhecer os pontos referenciais de São Miguel do Araguaia;

v    Demonstrar a localização de nossa cidade;

v    Conhecer as inovações existentes;

v    Valorizar e respeitar nossa cidade;

v    Conhecer a história de São Miguel destacando os pioneiros;

v    Conhecer locais novos em nossa cidade;

v    Identificar órgãos públicos;

v    Promover o raciocino lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora fina e grossa, a percepção auditiva e visual;

 

Conteúdo

v      Datas comemorativas;

v      Alfabeto;

v      Numerais;

v      Seqüência numérica;

v      Cores primárias;

v   Texturas

v       Expressão oral e corporal;

 

Metodologia

ü  Conversas informais sobre o tema;

ü  Demonstrar através do mapa do nosso Município a localização de nossa cidade;

ü  Enfoca a agricultura e a pecuária como as principais fontes de renda de do município;

ü  Promover visita na praça Ovídio Martins conhecendo os bancos, lojas, locadoras e comércios em volta da praça;

ü  Apresentar histórias através de fantoches;

ü  Leitura de livros e reconto do mesmo;

ü  Cantar e fazer coreografia com músicas variadas, trabalhando a. expressão corporal;

ü  Manuseio de revistas e jornais;

ü  Atividade de matemática;

ü  Brincadeiras dirigidas;

ü  Confecções de cartazes com gravuras de nossa cidade;

 

Culminância

v    Passear no centro de nossa cidade, na Praça Ouvido Martins com as crianças, oportunidade em demonstrar e comentar a importância e o zelo que devemos ter com os patrimônios de nosso município, os comércios, bancos, conscientizamos quanto o transitar pelas ruas principais e quais os cuidados que devemos ter para evitar acidentes,

 

Materiais de Apoio

Cartolinas, Ônibus, Papel pardo, Dvds, Fantoches, Mapa de Município e da cidade, Milho de pipoca, Isopor; Tarefa mimiografadas, Revista e jornais, Televisão, Aparelho de som, CD, Fita de vídeo, Massa de modelar; Pirulitos, Cola, Lápis de cor; Tinta guache, Gravuras, Chamex, Crepom colorido, Livros de história infantil;

 

Avaliação

            Será feita através da participação da criança durante a ministração do conteúdo programado, podendo ser individuais ou coletivos conforme critério do professor.

 

Bibliografia

 

MENDONÇA, Valdirene Dias, VAZ,, Carmem Lúcia Ferreira, In Dente de Leite, Uberlândia _ MG, Editora Gráfica Claranto LTDA. 5ª edição março 2005.

GUNDIN, Maria da Salete Alves, Lápis na Mão, Educação Infantil, São Paulo FTD. 2001 coleções Lápis na Mão.

 

 

“O Sucesso na vida pode ser definido com a expansão contínua da felicidade e a realização progressiva de objetivos.”

 

 

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário