JUSTIFICATIVA
Comemorar o dia 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.
OBJETIVOS:
• Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
• Entender e valorizar a identidade da criança negra;
• Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
• Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
DESENVOLVIMENTO:
O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos.
Os alunos devem fazer observações
diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos,
Para tanto podemos utilizar:
• Estórias infantis trocando os
personagens principais por uma personagem negra demonstrando que o príncipe ou
a princesa podem ser negros também.
• Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton Nascimento;
• Audição, análise e ilustração de músicas relacionadas com o tema;
• Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada; Etc.
• Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton Nascimento;
• Audição, análise e ilustração de músicas relacionadas com o tema;
• Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada; Etc.
CULMINÂNCIA:
- Apresentação
pelas crianças e professores dos
trabalhos realizados em sala de aula referente o tema.
AVALIAÇÃO:
·
A avaliação acontecerá em qualquer
momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção
primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para
estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta,
principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação
no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de
cada aluno) no decorrer do projeto.
REFERÊNCIAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TEMA COM AS CRIANÇAS:
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–
Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria
Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.
MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática,
2007.
Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e
2005.
ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-
SP, 2004.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–
Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria
Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.
MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática,
2007.
Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e
2005.
ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-
SP, 2004.
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