Professoras: Eliane e Alderina explorando a higiene pessoal por meios de fantoches/Maternal-III-A
Todos participando e atento as explicações
Professora: Maria Sônia apresentando com as crianças a música /O Bicho Papão relacionado a higiene pessoal/ Maternal- III-B
Professora: Edith explicando como tomar banho direitinho ressaltando todas as partes do corpo.
Professoras: Graciema e Edith do Berçário
Professoras: Ana Isabel e Ednelma do Maternal -II apresentando a música Jesus mim deixa limpinho
Professora Maria Sônia com a turminha que acabaram de fazer os cartazes sobre o tema
As Professoras Alderina e Eliane que fez a abertura do projeto através de fantoche/Maternal-III-A
Maternal-III-B
As tarefinhas feitas pelo o Maternal -II com ajuda das professoras Ana Isabel e Ednelma
As professoras desenvolvendo as atividades com as crianças-parabéns!
Explorando as atividades e a importância de cada uma em nossa higiene.
Todos fazendo as tarefinhas sobre o tema com o acompanhamento das professoras/Maternal-II
Muito bem crianças e professoras, vocês estão de parabéns!
Excelente trabalho!
Professora Alderina cortando as unhas das crianças e explicando a importância. Parabéns!
Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora
VÍDEOS E ATIVIDADES
Matemática
Natureza e sociedade
Objetivos Específicos
CONTEÚDO:
CONTAR HISTÓRIA E CONVERSAR
Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora
Conversar
com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas.
limpas,
lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovarem os dentes,
etc. Verificar
através da
conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos.
VÍDEOS E ATIVIDADES
Exibição dos
vídeos:
Ratinho Castelo
Rá-tim-bum
Ratinho
escovando os dentes
Musica-
lavar as mãos (Eliana)
Explicar a
importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência.
Pedir que os
alunos identifiquem e coloram desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal
(sugestão de
desenhos em anexo)
Contar
quantas escovas está dentro do conjunto, colorir as figuras iguais colocar em
cada quadrinho quantos elementos tem cada conjunto, ligar a quantidade de
figuras correspondente.
Natureza e sociedade
Ligar os
objetos de higiene que começam com a letrinha abaixo, você sabe responder?
Observar
bem a ilustração
identificar os nomes dos objetos de higiene que você conhece.
montar um
mural com vários rótulos de higiene pessoal.
JUSTIFICATIVA:
O projeto Higiene
Corporal, será desenvolvido por uma justa causa de introduzir o assunto em
pauta em CEMEI que deveria exercer com mais vigilância e obrigação de estar
sempre cuidando e zelando pela saúde do corpo das crianças, mas não só em CEMEI
que temos a obrigação de estar por dentro do assunto sobre higiene corporal.
É fundamental que os alunos conheçam
bons hábitos, mas não basta apenas informá-los é preciso trabalhar a aquisição desses
hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los.
Após algumas aulas de observações e
algumas discussões na próprio CEMEI, devido ao contexto em que está inserida, a
escolha do tema do projeto “HIGIENE CORPORAL” deve-se ao fato de que alguns alunos
apresentaram necessidades de cuidados com o seu corpo e por ser uma comunidade
de baixa renda. Os alunos do CEMEI são muito carentes e precisam de orientações
de como cuidar do próprio corpo, sendo essencial educar para a saúde
contribuindo para a formação de bons hábitos e atitudes
Objetivo Geral
Estimular os hábitos e práticas de
higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a conhecer e a
cuidar do próprio corpo.
Objetivos Específicos
Ensinar as crianças a identificar as
partes do corpo; mostrar a
importância da higiene no nosso desenvolvimento.
Demonstrar a importância dos cuidados
com o corpo e da higiene para a saúde; Identificar e promover a utilização dos
objetos de higiene pessoal
Avaliação.
Avaliação.
A avaliação será processual, visando o desenvolvimento da aprendizagem e
formação infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário