Historinhas referente o folclore/ Berçário
Professora Maria Costa conta historinha do saci Pererê
contando historinhas infantis/ Berçário
Participação dos alunos do PETI no projeto Brincando de Folclore - Capoeira
Fantoches usados no durante a execução do projeto
Apresentação turminha do Maternal - II / Bumba meu boi
Apresentação turminha do Maternal - II / Bumba meu boi
Apresentação turminha do Maternal - II / Bumba meu boi / professoras: Ana Isabel e Ednelma
Apresentação turminha do Maternal - II / Bumba meu boi / professoras: Ana Isabel e Ednelma
Apresentação Maternal -lll - A
A CUCA
A Sereia
Sereia - Ana Clara
Diretora: Sônia Dias Carvalho Santos
Coordenadora: Eliane Soares de Oliveira
Período: 12 a 23 / 08 / 2013
Duração: 2 semanas
Clientela: 06 meses a 03 anos e 11 meses
Docentes: Alderina Neres
Brito, Ana Isabel Texeira Lima, Aurea de Paula Carmo, Conceição Batista Dias,
Claudia Maria da Costa Souza, Edith
Santa Cruz, Ednelma Silva dos Santos, Maria da Costa Barbosa, Maria Madalena M.
Ventura, Maria Sônia P. de M. Rodrigues,
1. Justificativa:
Na
educação infantil, as crianças estão passando por uma transição em relação ao
seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento
anteriormente apenas formado por reflexos
(proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem
Nesta
transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar
situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de
faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir
imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o
Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande
brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as
brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os
brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura
brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do
nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço maternal.
3. Objetivo: Promover o desenvolvimento integral
das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo,
pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso
objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades
que ela oferece.
4. Conteúdos
a) Conceituais:
Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de
experiências vivenciadas por elas.
b)
Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da
cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c)
Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de
viver de diferentes grupos e pessoas.
5. Áreas
a) Formação
Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia,
iniciativa.
b) Linguagem
Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava língua,
adivinhações, cantigas, escrita, receitas, leitura, lendas, textos
informativos.
c) Natureza
e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de
cantar, brincar e contar histórias.
d)
Movimento: dança e brincadeiras.
e) Música:
cantigas.
f) Arte:
dramatização de lendas.
g)
Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
6.Recursos: livros e revistas (fontes de
informação), sucata, papéis coloridos,cola, tesoura, Cds com histórias e
cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
7.Avaliação: A observação das formas de expressão
das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias
produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na
avaliação e no replanejamento da ação educativa.
8. Atividade Culminante: Exposição para os pais, do Projeto
Brincando com o Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais
coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
9. Bibliografia:
Edith
Lacerda, Brinquedoteca Carretel de Folia. Ricardo Azevedo,Hiss
Folclóricas de Medo e Quebranto.Ciça Fittipaldi,
Homem que
Casou com a Sereia. Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil
/ Agosto. Revista Ciência Hoje das Crianças nºs 94 e 106.
Seqüência de atividades
2ª feira
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3ª feira
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4ª feira
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5ª feira
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6ª feira
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Trabalho individualiza por turma:
Maternal I
Cantigas e
Brinquedos Cantados
Maternal II Conhecendo as Lendas
Maternal III
A História dos
Brinquedos
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Trabalho
individualiza por turma:
Maternal I
Cantigas e
Brinquedos Cantados
Maternal II
Dramatizando
as Lendas
Maternal III Construindo
Brinquedos
|
Trabalho
coletivo entre as turmas
Maternal III
Promove
a Roda das Cantigas
em
que todas as crianças são convidadas a aprender e brincar com as cantigas
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Trabalho
coletivo entre as turmas:
Maternal II
promove
a Rodadas Lendas e todas as crianças são
convidadas a ouvir e assistir a dramatização de histórias folclóricas
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Trabalho coletivo entre as turma
Maternal I
promove
o Dia do
Brinquedo
em
que todas as crianças são convidadas a trazer
e compartilhar seus brinquedos,no salão,com os colegas.
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Sequência de Atividades
na (2ª semana)
2ª feira
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3ª feira
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4ª feira
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5ª feira
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6ª feira
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Trabalho individualiza por turma:
Maternal I
Cantigas e
Brinquedos Cantados
Maternal II
Conhecendo mais Lendas
Maternal III
A História
de outros Brinquedos
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Trabalho
individualiza por turma:
Maternal I
Cantigas e
Brinquedos Cantados
Maternal II
Dramatizando
as Lendas
Maternal III Construindo
Brinquedos
|
Trabalho
coletivo entre as turmas
Maternal III
Cantigas
e Brinquedos Cantados
Maternal II
Dramatizando
mais Lendas
Maternal III
Construindo mais Brinquedos
|
Trabalho
coletivo entre as turmas:
Maternal II
Cantigas
e Brinquedos Cantados
Maternal II
Dramatizando
mais Lendas
Maternal III
Construindo mais Brinquedos
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EXPOSIÇÃO
PARA
OS
PAIS
E
COMUNIDADE
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