Painel
Os alunos visitando ao CEMEI festa junina.
Professora Marta e as crianças participando da festa junina no CEMEI
PROJETO: lI CULTURA NO ARRAIÁ
TEMA: RAÍZES DA NOSSA TERRA
Período 28/05/ a 06/06/2012
Duração: duas semanas
Clientela: 06 meses a 04 anos e 11
meses
JUSTIFICATIVA
Resgatar
a festa junina, lembrando das cantigas como: pula a fogueira, cai-cai- balão e
tantas outras, bem como as comidas típicas. Em plena Globalização não podemos
deixar que morra essa cultura popular, o respeito, a tradição e a alegria de um
povo. Gostaríamos de poder mostrar aqui tudo que faz parte da nossa Raiz ou
parte dela. Nas atividades proposta “Raízes da nossa Terra”, vamos proporcionar
um campo fértil para análise das Festas Junina, desde seu surgimento e
influencias de alguns países Europeus de uma maneira lúdica e prazerosa.
OBJETIVO
GERAL
Levar os
alunos à: conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões
do país valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem
do campo, onde esperamos desenvolver o interesse e gosto pela tradição.
OBJETIVOS
ESPECÍFICO
- Conhecer as caracteristicas das festas juninas;
- Planejar a realização;
- Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo;
- Despertar o gosto pela festa como folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos populares, sociais e religiosos;
- Desenvolver a socialização dos alunos;
- Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas;
- Valorizar a música de raiz bem como os contos;
- Ensaiar a tradicional quadrilha
CONTEÚDOS
Português/Ensino Religioso/Geohistoria/ Arte/Expressão corporal - A vida
do homem do campo (onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na
lavoura, como nos ajuda, como se diverte, aspectos da vida rural.)- As festas
juninas: características, roupas típicas, danças, alimentos. Músicas, contos
etc.
Matemática - de acordo com o planejamento anual.
METODOLOGIA
- Ensaiar todos os dias a quadrilha e outras apresentações; Obs:todas as salas deverão fazer uma apresentação.
- Receber as crianças carinhosamente em sala com música, brincadeiras e novidades juninas etc.;.
- Trabalhar o vestuário, alimentos e a cultura etc.;
- Trabalhar atividades relacionadas ao projeto;
- Cantar musica alusivas ao tema em pauta;
- Promover brincadeiras livres e dirigidas;
- rabalhar a coordenação motora fina e grossa através de atividades relacionadas;
RECURSOS DIDÁTICOS
-
CD;
-
Vídeo;
-
Cola;
-
Massa
de modelar;
-
Tinta
guache;
-
Lápis
de cor;
-
Filmes;
-
Papeis
variados;
-
Grão
de milho;
-
Palitos
de fósforo;
-
Giz
de cera;
-
Retalho
de pano;
-
Caixa
de som;
-
Microfone;
-
Palha
de coqueiro;
-
Madeira;
-
Aparelho
de som;
-
Televisão;
-
Cordão;
-
Cartolina;
-
Papel
crepom;
-
TNT;
-
Tesoura;
-
Pirulito;
-
Revistas
e jornais;
-
Bandeirola;
-
Livros
didáticos;
-
Fita
crepe;
-
Pinceis;
-
Lápis
de cor;
-
Materiais
xerocopiados;
CULMINÂNCIA
O projeto será finalizado com a realização da festa Junina com músicas sertenejas, quadrilhas, comidas tipicas e outros.
O projeto será finalizado com a realização da festa Junina com músicas sertenejas, quadrilhas, comidas tipicas e outros.
AVALIAÇÃO
A avaliação será através de
registro em relação à aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as
atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.
RECURSOS HUMANOS
Para a realização deste projeto contamos com
a participação de toda equipe da Creche, dos pais, comunidade do bairro, da
Prefeitura e da Secretaria de Educação.
BIBLIOGRAFIA
RAMOS,
Vânia Moraes, 1956, FERREIRA, Maria José H. Crescer Sabendo Ser, Belo Horizonte, MG. FAPI, 2002.
WAZ.
Waldirene Dias, FERREIRA, Carmem Lúcia, In Dente de Leite, Uberlândia - MG. Editora Gráfica Claranto LTDA, 6ª Edição,
Fevereiro, 2006.
Internet:
www.google.com.br
Internet:
www.cade.com.br
Internet:
www.novaescola.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário